Dia do Colono e do Motorista

Esta é uma comemoração festiva que acontece em todo o Brasil, por meio de passeatas, carreatas e almoços, pois é uma homenagem àqueles que com suas mãos semeiam e transportam o futuro do país.

Na tradição da Igreja Católica, o 25 de julho marca o dia de São Cristóvão, considerado padroeiro dos motoristas.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD, existem quase 2 milhões de motoristas de caminhão espalhados pelo país.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), 42,3% do uso de transportes no Brasil é destinado ao agronegócio.

Nossa cidade entende a importância dessa data, pois é um município formado basicamente por famílias de agricultores que plantam, colhem e transportam. A base econômica de Ipiranga do Sul, berço do plantio direto, está na agricultura familiar, por isso sabemos que são especialmente os colonos e os motoristas, trabalhadores do nosso município, os principais agentes de produtividade e desenvolvimento do agronegócio local e que provém o sustento das próprias famílias.

Boa parte dos nossos vereadores e vereadoras também são proprietários rurais ou vem de famílias de agricultores, portanto estamos sempre atentos para assessorar iniciativas, e junto ao Executivo apoiar e aprovar projetos no setor.

Também não podemos esquecer da presença da mulher agricultora, que muito faz pelas propriedades e para a permanência das famílias nas nossas 15 comunidades rurais.

Outro destaque vai para os filhos e filhas de agricultores, que saem da cidade para estudar e se graduar, alguns como engenheiros(as) agrônomos(as), e depois retornam para auxiliar suas famílias, e também montar seus próprios negócios, fortalecer a nossa geração de renda e trazer conhecimentos atualizados para serem aplicados no município.

Arte e redação: Comunicação CMIP