Atuação feminina na presidência do Legislativo de Ipiranga do Sul

Giseli Paim (MDB) é a vereadora eleita que irá assumir o cargo de Presidente da Câmara de Vereadores de Ipiranga do Sul, em 2022. Giseli tem 30 anos e durante a sessão plenária ordinária de ontem (17), na qual foi eleita como presidente, destacou em sua fala que pretende seguir desempenhando as funções administrativas e executivas com comprometimento e profissionalismo, junto da colaboração dos demais parlamentares da Casa. Até o momento, quem segue a condução dos trabalhos legislativos enquanto presidente é Sergio Rodighiero (MDB). Sergio assumirá o cargo de Primeiro Secretário da Mesa Diretora de 2022.

Segundo informações do ESTADÃO, a presença feminina no legislativo brasileiro ainda é baixa, ou seja, aproximadamente 10% dos parlamentares são representantes femininas. Outras mulheres já passaram pela presidência desta Casa Legislativa, o que reforça a importância da atuação da mulher na política. Giseli é quem representará o Poder Legislativo nas solenidades e eventos de 2022, sendo-lhe facultado delegar esta função a qualquer vereador(a).

Breve histórico
Vale lembrar que o voto feminino e possibilidade de as mulheres serem eleitas foram assegurados no Brasil pelo Código Eleitoral de 1932, durante o Governo Getúlio Vargas. O código eleitoral da época, porém, só dava direito a voto às mulheres casadas, mediante autorização do marido, e às viúvas e solteiras, desde que pudessem comprovar que possuíam renda própria. A partir de 1934, com o fim das restrições, as mulheres passaram a exercer o pleno exercício do voto. O voto feminino, no entanto, não era obrigatório, o que só ocorreu em 1946. (Informações na Superintendência de Comunicação Institucional – 3555-1105/1445).
Desejamos sucesso e um bom trabalho a Presidente, bem como a todos os vereadores e vereadoras da nossa Casa que irão auxiliá-la na condução dos trabalhos.

Foto divulgação: Comunicação CMIP