Sessões Plenárias – Trabalhos do Legislativo

Dentro da nossa série de conteúdos sobre os Trabalhos do Legislativo, na semana passada falamos sobre o que é um projeto de lei. Hoje você vai compreender um pouco mais sobre as SESSÕES PLENÁRIAS.
As reuniões da Câmara Municipal, chamadas de sessões, são organizadas em ORDINÁRIAS, EXTRAORDINÁRIAS, SOLENES, itinerantes, secretas e de instalação de legislatura. Inicialmente, vamos dar atenção as três primeiras.
SESSÕES ORDINÁRIAS
São as reuniões dos vereadores no Plenário onde acontecem os trabalhos oficiais da Câmara Municipal. Elas servem para apresentar, discutir, apreciar e votar Projetos de Lei (do Executivo e do Legislativo), de Resoluções, de Decretos e Requerimentos, Indicações (…), além da leitura das correspondências recebidas pela Casa Legislativa.
As Sessões Plenárias Ordinárias em Ipiranga do Sul são realizadas uma vez por mês e, atualmente, recebem transmissão ao vivo e na íntegra através do facebook da Câmara de Vereadores, em data e horário divulgados na página de maneira antecipada.
SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS
Podem acontecer em dia e horário diverso das sessões ordinárias, mediante convocação do Prefeito ou do Presidente da Câmara, para apreciação de matérias de caráter urgente e relevante.
SESSÕES SOLENES
Também conhecidas como especiais ou comemorativas, são as realizadas para prestação de homenagens, comemoração, civismo e concessão de honrarias.
Arte: Comunicação/CMIP