São muitas Consciências fundamentais que estão em falta

Em um levantamento realizado após as eleições brasileiras de 2018, somente 4% dos políticos eleitos para o Legislativo autodeclaram-se negros. A pesquisa indicou que, entre deputados distritais, estaduais, federais e senadores, somente 65 dos 1626 eleitos são negros.
O racismo não é uma questão individual, personalista, ou seja, de cada um. Ele é um fator de condição que forma a estrutura da nossa nação e, infelizmente, segue vivo na nossa cultura. Nossa nação foi forjada a partir de princípios que são completamente racistas. Por isso, a única forma de desestruturá-lo é através da educação.
#20denovembrodiadaconsciêncianegra é uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade justa e consciente.
Expressões como “da cor do pecado”, “denegrir”, “mulato”, “cabelo ruim” entre muitas outras, surgiram do legado dos mais de 300 anos de escravidão no Brasil. Por isso, pense e pare de reproduzir expressões assim.
Busque por filmes e documentários sobre o assunto. Leia livros de pessoas pretas e sobre pessoas pretas. Já passou da hora para que cada brasileiro(a) entenda a nossa história e ajude a buscar soluções pra ela. São muitas Consciências fundamentais que estão em falta.
Comunicação CMIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo