Crianças na política

O frio desta semana não tirou a animação dos alunos do 4º ano da Escola Municipal Dom João Becker de Ipiranga do Sul, que estiveram visitando a Câmara de Vereadores na tarde de ontem (31).
Acompanhados da professora Roberta Battesini Inocente, os pequenos foram recebidos pelo Diretor do Legislativo, Dionatan Caetano, pela secretária, Marcia Bavaresco e pelo Assessor Jurídico, Dr. Gilberto Capoani Junior (Giba).
O encontro, as crianças puderam aprender um pouco sobre o Poder Legislativo e a função dos vereadores – que além de legislar sobre o povo, devem fiscalizar a prefeitura de suas cidades. Os visitantes receberam uma pasta com um informativo contendo textos sobre o assunto, incluindo também a história das Câmaras Municipais, os(as) vereadores(as) eleitos(as) e em exercício nessa Legislatura e como é possível se tornar um parlamentar.
A atividade, que resultou na visita, faz parte dos estudos propostos em sala de aula sobre a organização das unidades federativas, por meio dos Três Poderes, que norteiam as ações políticas do nosso país (Executivo, Legislativo e Judiciário), discutidos na disciplina de Geografia.
De acordo com a professora Roberta, durante as conversas no ambiente escolar, houve a percepção que muitos dos alunos não sabiam quem é o atual prefeito da cidade, por exemplo, e também desconheciam a função do Poder Executivo e do Legislativo – “Eles ficaram muito empolgados, porque muitos deles, os pais já foram vereadores, os avós, os parentes, os amigos, então eles se identificaram muito, principalmente no painel das fotos com os parlamentares que passaram pelo município. Depois, puderam sentar nas cadeiras dos vereadores, foi bem interessante.”, destacou a educadora.
⭐Lembrando que o clima é sempre favorável, quando o assunto é aprendizagem. 😉
Fotos/redação: Comunicação CMIP