Mesa Diretora e os Líderes da Bancada – Trabalhos do Legislativo

Terça-feira é dia de compreendermos mais sobre os trabalhos do Legislativo. Hoje vamos falar sobre a Mesa Diretora e os Líderes da Bancada.
A Mesa Diretora de uma Câmara Municipal é responsável por organizar as funções administrativas e executivas, ou seja, atos de Direção, Administração e Execução das deliberações aprovadas em Plenário. É composta pelo Presidente, pelo Vice-Presidente, pelo Primeiro Secretário e pelo Segundo Secretário. A formação da mesma é feita por voto aberto e direto dos vereadores e a ela compete coordenar os trabalhos da Casa Legislativa.
Sempre que possível, a divisão das funções deve ser proporcional à representatividade das bancadas. O Presidente é quem representa o Poder Legislativo nas solenidades e eventos, sendo-lhe facultado delegar esta função a qualquer vereador(a).
Na Casa Legislativa de Ipiranga do Sul, a Mesa Diretora 2021 conta com a seguinte composição: Sérgio Rodigheiro (MDB) – Presidente; Gilberto Carteri (PDT) – Vice Presidente; Jolmar Tonello (MDB) – 1° Secretário; Deonir Mondini (MDB) – 2° Secretário.
Já o Líder é o vereador(a) que fala autorizadamente em nome da bancada do partido e é seu intermediário oficial em relação a todos os órgãos da Câmara Municipal. O Líder será escolhido pela maioria absoluta dos componentes da bancada do partido.
Líderes da bancada 2021: Deonir Mondini (MDB); Gilberto Carteri (PDT); Luciana Folle (PP); Paulo César Pavinato (PTB).
Arte: Comunicação/CMIP