Expediente – Trabalhos do Legislativo

Hoje é dia de mais conteúdo sobre os Trabalhos do Legislativo.
Dentro das sessões ordinárias acontece o que chamamos de EXPEDIENTE. Para que você possa entender: a sessão é aberta com a leitura do expediente. Ele é formado de toda correspondência recebida, expedida, projetos, processos e expedientes apresentados pelos vereadores, prefeito e terceiros.
A leitura do expediente é para que todos os vereadores tomem conhecimento dos acontecimentos e ela é feita também para oficializar toda matéria expedida e recebida. Terminada a leitura, o Presidente destina o tempo restante do expediente para o uso da palavra pelos vereadores, segundo a ordem de inscrição em livro, versando sobre o tema livre e também para o uso da tribuna livre. Temos então dois momentos:
Pequeno Expediente – é o espaço durante o qual os vereadores podem apresentar breves comunicações ou comentários sobre as matérias apresentadas. Acontece na primeira parte da sessão deliberativa ordinária ou não deliberativa de debates e os parlamentares precisam estar previamente inscritos para realizar suas comunicações.
Grande Expediente – é um espaço para que os vereadores se manifestem sobre os mais diferentes assuntos de interesse público com mais tempo de fala.
Arte: Comunicação/CMIP