Poder Legislativo Ipiranguense presta homenagem pelos 50 anos da Creral

A Câmara de Vereadores de Ipiranga do Sul realizou na manhã de hoje (22/08) a Sessão Solene em homenagem à Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral), pelos seus 50 anos.

A Sessão foi conduzida pelo presidente em exercício, vereador Dejair Pasa. Durante a leitura de moção de congratulação, proferida pelo vereador Eloir Pegoraro, foi enaltecida a atuação da Creral. Os líderes das bancadas de oposição e situação, vereadores Enio Baruffi e Diogo Baruffi, cumprimentaram a cooperativa pelos investimentos e avanços tecnológicos implementados, o que permitiu a milhares de famílias o desenvolvimento e, mais recentemente, o acesso à internet por meio da Creral Telecom, a partir no ano de 2014.

O presidente em exercício, Dejair Pasa, agradeceu a Creral pelo fornecimento de energia elétrica a muitas propriedades rurais, dentre elas as de Ipiranga do Sul. “Os serviços são prestados com muita qualidade, continuidade, eficiência e a um custo bastante atrativo, tendo parcela significativa e papel determinante no desenvolvimento rural em nossa região, primeiro com o fornecimento de energia elétrica e agora com serviços de internet”, comentou.

Em reconhecimento e gratidão pelos relevantes serviços prestados, uma placa foi entregue ao vice-presidente da Creral, Umberto Francisco Toazza que relembrou momentos importantes na trajetória dos 50 anos da cooperativa.

Com aproximadamente 7.500 associados, em sua maioria agricultores, residentes nas áreas rurais dos municípios atendidos, a cooperativa teve papel fundamental na democratização do acesso à energia elétrica e a todos os benefícios, confortos e incrementos na produção que isto proporciona.

“Fico muito grato ao município de Ipiranga do Sul por esta homenagem. Sou natural daqui, fui vereador e estar recebendo esta homenagem em nome da Creral é emocionante. A Creral atua em muitas comunidades e, agora, em parceria com o poder público oportuniza fibra óptica, um fator importante para o desenvolvimento social”, disse Toazza.

Após o ato, os vereadores e as autoridades presentes participaram da inauguração do videomonitoramento na sede da Brigada Militar de Ipiranga do Sul.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo

 

 

MOÇÃO DE APOIO – VOTOS DE CONGRATULAÇÕES

  Senhor Presidente.

Os vereadores das Bancadas do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, Partido Progressistas – PP, partido do Movimento Democrático Brasileiro – MDB e do Partido Democrático Trabalhistas – PDT, abaixo subscritos, com assento nesta Casa Legislativa, solicita a Vossa Senhoria que, após tramitação legislativa, seja enviado à Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai – CRERAL, a seguinte Moção de Apoio – Votos de Congratulações:

Conforme consta do site da cooperativa, e também conhecido da comunidade regional, a CRERAL é formada por duas cooperativas dos setores de geração e distribuição de energia elétrica.

A sede de ambas as cooperativas está localizada na cidade de Erechim, norte do Rio Grande do Sul.

As redes de distribuição estão espalhadas em 37 municípios das regiões Alto Uruguai, Altos da Serra e Produção.

Até o final de 2015 a energia distribuída por essas redes chegava a 7.189 unidades consumidoras, sendo 78,66% agricultores.  Também são atendidas três sede urbanas, Santo Expedito do Sul, Floriano Peixoto e Gramado dos Loureiros, e parte das áreas urbanas de Sananduva, Machadinho, Trindade do Sul, Erval Grande, Estação, Getúlio Vargas, Nonoai e Cruzaltense.

Das duas cooperativas, a primeira foi a CRERAL – Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai, fundada no dia 23 de Julho de 1969, por um grupo de agricultores que queriam ter energia elétrica em suas propriedades e a concessionária estatal da época não construía redes no meio rural. As primeiras redes foram inauguradas em 1970, na comunidade de Nossa Senhora do Carmo, em Sananduva. Durante as décadas de 1970 e 1980  expandiu-se por toda a região. Após enfrentar um período de crise administrativa no começo da década de 1990, passou por uma reestruturação profunda. Apoiados pelo movimento sindical, em 1992, os próprios agricultores assumiram a direção da cooperativa implantando uma forma transparente e democrática de administrar. O conselho de administração da cooperativa é eleito em assembleia geral a cada quatro anos, e o conselho fiscal autônomo e atuante é renovado anualmente.

No ano de 2000 a cooperativa colocou em operação sua primeira usina de geração de energia, a Usina Abaúna, no município de Floriano Peixoto. Era o começo da busca pela autossuficiência de energia. Anos depois, em 2003 entrava em operação a PCH Cascata das Andorinhas, no município de Nonoai.

Em junho de 2010 a CRERAL Eletrificação Rural assinou contrato com a ANEEL e se tornou uma permissionária de serviço público seguindo as normas e regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Antes da CRERAL se tornar permissionária, os associados aprovaram em assembleia geral no ano de 2009 a separação das atividades da cooperativa. Foi então que surgiu a CRERAL Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento para administrar as usinas em operação e os demais projetos de geração e as outras atividades que poderiam ser acrescentadas. Foi o que aconteceu em 2014, quando o serviço de internet passou a fazer parte do portfólio de negócios com a criação a CRERAL Telecom, empresa de distribuição de sinal de internet por meio de fibra óptica. A primeira cidade a receber o serviço foi Sananduva, depois Erechim, Ibiaçá e Getúlio Vargas. Mas, o grande objetivo da Creral  é conectar as famílias rurais com o mundo e ao mesmo tempo formar uma smartgrid(grade inteligente) interligando e monotirando instantaneamente suas redes de distribuição. A Creral já oferece aos seus associados rurais um programa que incentiva a instalação da internet por fibra em suas propriedades.

A CRERAL é responsável pelo fornecimento de energia elétrica a muitas propriedades rurais, muitas delas em nosso Município, onde os serviços são prestados com muita qualidade, continuidade, eficiência e a um custo bastante atrativo, tendo parcela significativa e papel determinante no desenvolvimento rural em nossa região, primeiro com o fornecimento de energia elétrica e agora serviços de internet.

Com aproximadamente 7.500 associados, em sua maioria agricultores, residentes nas áreas rurais dos municípios atendidos, a cooperativa teve papel fundamental na democratização do acesso à energia elétrica e todos os benefícios, confortos e incrementos na produção que isto proporciona.

Temos que muito disto se deve a forma cooperativa de sua constituição e da responsabilidade e transparência com que atua.

Cinquenta anos de atuação se trata de uma data marcante que deve ser comemorada.

Ipiranga do Sul é muito grato à CRERAL. Parabéns CRERAL.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Ipiranga do Sul,

aos 22 dias do mês de Agosto de 2019.

Pular para o conteúdo